Fantasias






"Não estou louco, doido varrido... só tenho um pequeno problema com a Realidade."







Esta pequena frase veio ao de cima do meu subconsciente quando ouvi/vi as grandes notícias da tarde. A UGT vai aderir à greve geral agendada para 27 de Junho! O omnipresente comunicado fundamenta esta decisão como um "grito de insubmissão" contra as medidas do Governo. Mais um... grito. Ou gritinho! Pior! Quando o Carlos Silva apareceu na TV ainda disse mais. Disse que o objetivo final desta greve geral agora unitária com as duas centrais sindicais, é nem mais nem menos o derrube do Governo e a marcação de novas eleições. E aqui entramos definitivamente no reino do senhor Walt Disney, Peter Pan e Sininho, em luta permanente contra o Capitão Gancho e crocodilos de tic-toc, dinossauros ao som da "Sagração da Primavera", Rato Mickey e Pato Donald, heróis de quinze minutos a combater o mal com pós de perlimpimpim. Diz-me Carlos, qual foi a greve geral nos últimos 200 anos, em países de estrutura multipartidária, qual é coisa qual é ela da greve geral que fez cair um Governo? Vá lá, uma, só uma das provavelmente 5000 que já se fizeram entre Lisboa e Vladivostok, passando por Paris e Praga...

Alguns tentarão invocar as recentes manifestações populares tão eficientes na primavera árabe, o povo na rua contra polícias e tanques, gases e lágrimas. Ignoram ou omitem que esses povos não estão na rua contra democracias, são desprovidos de um histórico sindico-proletário, não têm nada a perder.

As democracias já andam nisto há muito tempo. Batidas, com um calo bem grosso. Precisam destas atoardas, destes mágicos de animação, para demonstrarem que o diálogo político está bem e se recomenda. A democracia votada que irá cair por causa do povo estar na rua é uma espécie extinta ou ainda está a ser geneticamente modificada num laboratório da Monsanto, um pássaro dodó, uma Bela Adormecida sem príncipe, nem beijo e que dormirá para sempre, quais cem anos... uma eternidade.

O Governo cair no dia 28 de Junho porque o povo esteve em greve e na rua a 27? Essa é uma história que o Walt Disney adoraria pôr em animação.

Comentários