Iraque vs. Suécia

Tenho acompanhado ao de leve uma pequena "celeuma" acerca de uma rixa que aconteceu faz quase uma semana na nossa cosmopolita... Ponte de Sôr! Começo já por classificar tudo o que vi em comentários nas redes sociais dizendo peremptoriamente que, fossem os gémeos intervenientes nesta polémica... suecos, e tudo isto não teria sido mais do que mais uma algazarra entre jovens estudantes, adolescentes num qualquer bar algures em Portugal. Infelizmente para eles, e para nós, são iraquianos. E vai daí caiu o Carmo e a Trindade em cima dos ombros destes jovens quase incógnitos, agora alvo de uma atenção que não esperariam ter num país tão pacato que é Portugal.

Mas Portugal é só pacato quando a inveja,  ignorância e intolerância estão distraídas. Neste caso vem à tona o privilégio destes indivíduos usufruírem de imunidade diplomática através do seu pai, Embaixador do Iraque em Portugal. E este é um facto legal incontornável. E comentários são feitos, desabridamente, do género "são arrogantes", "estão acima da lei", "sabiam que o papá os protege" etc...

No entanto todos estes comentários têm o valor acrescentado de "estes iraquianos"!!!

Mais uma vez torno a acentuar que esta notícia não teria o mesmo destaque se o rótulo fosse "estes suecos" por exemplo. E há por isso muita xenofobia (que é a palavra leve para racismo) em toda esta história. Vi até comentários de alguém que diz que um dos jovens está a estudar para piloto em Portugal com a intenção clara de se mandar outra vez de encontro às Twin Towers ou equivalente.

Agora vejam isto pelo lado do Embaixador do Iraque... a fazer o seu trabalho e de repente vê os filhos envolvidos numa rixa, numa discoteca, embriagados, a serem interrogados pela polícia. Isto não vai cair muito bem, não só no corpo diplomático iraquiano, mas também nas boas famílias, na religião onde o consumo de álcool é proibido e pecaminoso. O facto de terem ido "pelas orelhas" à SIC pedir desculpas e mostrar contrição, só demonstra quão preocupados pela imagem nacional estão os diplomatas iraquianos... mais acrescento... a punição destes jovens em Portugal pela algazarra criada é um passeio no parque comparado com o que os espera na terra natal. Talvez seja por isso que ainda estejam por estas bandas.

Um pequeno rodapé... em 1979 o irmão de uma amiga minha foi morto numa algazarra à saída de uma discoteca ali para os lados da Malveira da Serra, um estilete no coração. O alegado criminoso foi posto pelos papás (bemzocas) no primeiro avião para o Rio de Janeiro. Ficou aqui a justiça por fazer... Neste caso, ainda está a decorrer, naquilo que não foi mais do que uma das dúzias de embriagadas rixas de bares que ocorreram na semana passada.

(as imagens são exibidas acima em direta correlação com o imaginário nacional)

Comentários